Químicos assinam convenção coletiva dos farmacêuticos

Reajuste salarial será de 100% do INPC (4,67%), que incide também sobre os atuais pisos salariais e na PLR

Por: Fequimfar

A Campanha Salarial e Social dos trabalhadores nas indústrias farmacêuticas no estado de SP chega ao fim com importantes vitórias da categoria. Na tarde desta quarta-feira (11), líderes da FEQUIMFAR/Força Sindical e Sindicatos filiados, entre eles o Sindalquim, junto aos dirigentes da FETQUIM/CUT, assinaram a Convenção Coletiva de Trabalho beneficiando cerca de 20 mil trabalhadores nas indústrias farmacêuticas em todo o estado de São Paulo. Direitos como jornada semanal de trabalho de 40 horas, licença maternidade de 180 dias, medicamentos gratuitos e/ou subsidiados foram mantidos, além de reajustes nas cláusulas econômicas. A data-base da categoria é 1º de abril.

Entre as principais conquistas está o reajuste salarial de 100% do INPC (INPC/IBGE de 4,67%), piso salarial em empresas com até 100 empregados passa de R$ 1.483,60 para R$ 1.556,28 (com aumento real de 0,22%) e em empresas com mais de 100 empregados, de R$ 1.669,85 passará a ser de R$ 1.747,82.  Os reajustes também são repassados na PLR – Participação nos Lucros e Resultados, sendo de  100% do INPC (INPC/IBGE de 4,67%). Os reajustes no cartão alimentação, em empresas com até 100 funcionários, serão de 5,91% (com aumento real estimado de 1,18%) e em empresas com mais de 100 funcionários, de 6,06% (com aumento real estimado de 1,33%).

“Mais uma vez, nossa unidade de luta entre os Químicos da Força Sindical e CUT, resultou em importantes conquistas para a categoria! Com reajuste de 100% do INPC (4,67%), incidentes também sobre os atuais pisos salariais e PLR, também avançamos no reajuste do Cartão Alimentação. Além disso, conseguimos garantir cláusulas econômicas e sociais vigentes, tais como jornada de 40 horas semanais, licença-maternidade de 180 dias, medicamentos gratuitos e/ou subsidiados, bem como continuidade dos Grupos Permanentes de Negociação”, afirmou o presidente da Fequimfar, Sergio Luiz Leite.