Sindalquim entrega pauta do setor do Etanol e Farmacêutico

O vice-presidente do Sindalquim Wagner Quedas e o secretário geral da entidade Ilson Martins, participaram nesta sexta-feira (06) da entrega da pauta de reivindicações aos setores patronais Etanol e Farmacêutico. A entrega das pautas foi realizada em São Paulo, na sede da Fequimfar, em conjunto com todos os sindicatos filiados a Federação dos Químicos. A data base do setor Farmacêutico é 1º de abril e a do Etanol é 1º de maio. As pautas foram entregues pelos dirigentes da FEQUIMFAR/Força Sindical e FETQUIM/CUT ao lado das lideranças dos Sindicatos filiados. Agora os Sindicatos aguardam uma resposta dos setores patronais, para o agendamento da primeira rodada de negociação.

Após realizar assembleias em todas as empresas do setor do Etanol e Farmacêutico, mobilizando os trabalhadores, o Sindalquim teve as pautas aprovadas pelo trabalhadores em sua imensa maioria. No setor do Etanol a pauta foi entregue para os representantes da Unica, entidade que representa o setor patronal. E no setor Farmacêutico, para o SINDUSFARMA. “As duas Federações vão negociar em conjunto a Convenção Coletiva de Trabalho do Setor Farmacêutico. Pois entendemos que esta unificação fortalece a negociação. Nossa meta é a reposição do INPC, com aumento real nos salários e benefícios, e manter todas as demais cláusulas da Convenção em vigor”, afirmou o secretário geral do Sindalquim, Ilson Martins.

No setor do Etanol o pedido para os patrões é reajuste de 2% de aumento real + INPC/IBGE, piso (Salário Normativo): R$ 1.793,33, piso para Técnico Químico: R$ 3.362,25 e PLR de 2 Salários Normativos.

Já no setor Farmacêutico a pauta de reivindicações inclui reajuste salarial do INPC + 3% de Aumento Real, piso salarial (Salário Normativo) de R$ 2.178,00, PLR no valor de 2 Salários Normativos e Cartão Alimentação/Cesta Básica de R$ 459,00.

O vice-presidente do Sindalquim Wagner Quedas falou sobre da entrega das pautas. “Primeiramente agradecer a Deus por podermos dar início na primeira negociação do ano, do setor farmacêutico e do etanol. Fomos bem recebidos pelos trabalhadores, agradecer também pela participação de cada trabalhador e trabalhadora que participou conosco da montagem de pauta que entregamos ao setor patronal nessa sexta-feira”.

Quedas enalteceu a importância da união da classe. “Sozinho o trabalhador não se encontra em pé de igualdade com o patrão. Temos exemplos históricos de lutas onde a união trouxe resultado e conquistas para todos. Temos que esquecer qualquer diferença, seja ela política, religiosa ou seu time do coração. O que está em pauta é o direito de cada trabalhador que através do sindicato faz valer seus direitos que querem tirar a todo custo”.