Sindalquim fecha acordo na Usina Vale, tem novidades da audiência do Grupo Moreno e reinicia distribuição de máscaras

A diretoria do Sindalquim conta com algumas novidades para informar aos seus sindicalizados. Nesta semana, a direção do Sindalquim fechou o último acordo que faltava do setor do etanol na região, com a Usina Vale, de Onda Verde. A data base da categoria é 1 de setembro. Já na semana passada, foi realizada mais uma audiência no caso da recuperação judicial do Grupo Moreno, mas os credores, a maioria composta por bancos, que não chegou a um acordo e os 14 dias trabalhadores e que não foram pagos aos trabalhadores das Usinas de Planalto e Monte Aprazível ainda não possuem uma data de pagamento. O Sindalquim também informa que iniciou nesta semana a retomada de entrega das máscaras para todos os trabalhadores que pertencem ao Sindicato. São esperados que mais de 13 mil trabalhadores sejam beneficiados, com duas máscaras personalizadas para cada um.

O presidente do Sindalquim, João Pedro Alves Filho, falou sobre a aprovação do acordo com a Usina Vale, de Onda Verde. Nesse ano de pandemia, o Sindalquim conseguiu manter a verba indenizatória, que corresponde em média a 18 por cento do salário dos trabalhadores, manteve toda a redação do acordo anterior e uma gratificação de R$ 250 para cada trabalhador. “Nesse ano sentimos muito a falta do trabalhador ao nosso lado na negociação. Foi bem complicada, mas graças a Deus conseguimos manter a redação do acordo anterior, a verba indenizatória e uma gratificação”. O Sindalquim fica a disposição dos trabalhadores que tenham dúvidas quanto ao acordo, no telefone (17) 3211 2550.

Sobre a terceira audiência realizada para propor um acordo na recuperação judicial do Grupo Moreno, João Pedro demonstrou preocupação. “Participamos na sexta-feira passada de mais uma audiências, que, infelizmente, não chegou a nenhum acordo. Como a maioria dos credores é composta de bancos, eles estão irredutíveis. Esperamos que no próximo encontro haja bom senso, porque os trabalhadores precisam receber pelos dias trabalhados. O que não queremos é que o Grupo feche as duas unidades e os trabalhadores sejam dispensados. O Grupo gera riqueza para as cidades de Planalto e Monte Aprazível e esperamos que continue assim”. Ficou marcada uma nova audiência para tratar sobre a recuperação judicial no dia 29 deste mês.

João Pedro também demonstrou preocupação com a situação da pandemia na região. Para ele, é muito importante que os trabalhadores continuem utilizando suas máscaras e mantendo o distanciamento social. Nesta semana, o Sindalquim iniciou a segunda distribuição de máscaras para todos os trabalhadores das categorias do etanol, do setor farmacêutico e químico. Mais de 13 mil trabalhadores devem ser beneficiados com a entrega de duas máscaras para cada um. “Vamos entregar as máscaras nas próximas duas semanas. O Sindicato está fazendo o seu papel, mas precisamos da conscientização de todos. Esperamos que em breve seja descoberta uma vacina e aí sim poderemos ficar mais tranquilo. Mas ainda estamos vivendo numa pandemia e todo cuidado e responsabilidade é imprescindível”.

Deixe um comentário