Trabalhadores aprovam pauta de reivindicações do etanol

Por: Henrique Fernandes

Os trabalhadores das usinas e destilarias da região de Rio Preto aprovaram nesta semana, em assembleias, a pauta de reivindicações da categoria do etanol  de 2019/2020. Foram 79% de aprovação dos trabalhadores, somados todos os votos das empresas da região. Agora, no dia 27, em assembleia geral, entre os sindicatos filiados a Federação dos Químicos, os dirigentes realizarão uma análise das assembleias e da aceitação da proposta da pauta pelos trabalhadores, em todo o Estado de SP. Após o encontro, a pauta será entregue ao setor patronal. A data base da categoria do etanol é 1º de maio.

Entre os destaques da pré-pauta aprovada do etanol está o reajuste de 2% de aumento real + INPC/IBGE e manutenção de toda a redação das cláusulas sociais da categoria.

Para o presidente do Sindalquim, João Pedro Alves Filho, as assembleias foram um sucesso. Ele fez questão de agradecer a unidade na base. “Em todas as empresas sentimos que os trabalhadores estão ao lado do Sindicato. Sou do chão de fábrica igual eles e sei do que os trabalhadores precisam, das suas necessidades. E chegar numa assembleia e ver todos os trabalhadores pararem para te escutar, é muito bom. Agradeço todos pela união. Vamos continuar lutando e se possível avançando cada vez mais por melhorias. Peço para todos também que acompanhem nossas redes sociais, Facebook e Instagram. Nesse momento de negociação e de provável aprovação da reforma da Previdência, precisamos estar bem informados”.

Já no setor farmacêutico, as assembleias terminam na próxima terça-feira. A data base do setor farmacêutico é 1º de abril.