Sindalquim e Fequimfar dão início à campanha salarial do álcool/etanol 2014/2015

Na manhã desta quarta-feira, dia 19, líderes da FEQUIMFAR e Sindicatos filiados estiveram reunidos no Seminário de Negociação Coletiva, em São José do Rio Preto– SP, para discutir, avaliar e deliberar a pré-pauta de reivindicações da categoria.

Destaques da Pré-Pauta de Reivindicações:
Reajuste: Inflação do período (INPC) + 5% de aumento real
Piso: R$ 1.300,00
PLR: 2 pisos

Nas próximas semanas os Sindicatos estarão realizando suas assembleias junto à base para avaliação e aprovação da pré-pauta de reivindicações, que posteriormente, será entregue aos representantes patronais da UNICA.

A FEQUIMFAR e seus sindicatos filiados representam mais de 35 mil trabalhadores distribuídos nas usinas e destilarias de álcool/etanol em todo o estado de São Paulo, sendo 1º de maio a data base da categoria.

O Sindalquim tem obtido nos últimos anos os melhores acordos do álcool do Estado, o que credenciou a entidade da região a sediar o evento. “Nosso trabalho de base é muito forte. No encontro discutimos na formação da pré-pauta a redução de jornada de trabalho e vamos em busca do aumento da PLR e do ticket alimentação”, afirmou presidente do Sindalquim, Almir Fagundes.

“Considerando a situação atual do setor, é importante ressaltar sua produtividade, sendo assim, a luta é por reajustes significativos para os trabalhadores e aumento real dos salários”, declara Sergio Luiz Leite, o Serginho, presidente da FEQUIMFAR.

“O movimento sindical lutou muito e conquistou melhorias para a classe trabalhadora, como FGTS, adicionais, direito às férias, PLR, além de outros direitos que também proporcionam melhores condições na vida de todo cidadão. Nesta campanha, queremos unificar as cláusulas de saúde e segurança do trabalho, garantindo com que todos os trabalhadores do estado sejam contemplados”, declara Edson Dias Bicalho, secretário geral da FEQUIMFAR e presidente do Sindicato dos Químicos de Bauru e Região.