Sindalquim intensifica campanha salarial do álcool/etanol de 2014/2015

A diretoria do Sindalquim está a cada dia intensificando a campanha salarial do setor sucroalcooleiro. Do dia 11 até o dia 16 de maio foi entregue para os trabalhadores das usinas e destilarias um boletim informativo, que fala sobre a negociação salarial com o setor patronal. O Sindicato informa que iniciou a campanha salarial no dia 19 de março de 2014, com a montagem da pauta, em Rio Preto, e até o momento não teve nenhuma resposta das empresas. O presidente do Sindalquim, Almir Fagundes, falou sobre os destaques da pauta de reivindicações, que foi entregue aos patrões, no dia 11 de abril, na base do nosso Sindicato.

Em São Paulo, no dia 22 de abril, o Sindalquim  participou da entrega da pauta ao lado da Fequimfar e dos demais sindicatos do Estado, na sede da na Única (representante nacional patronal do setor sucroalcooleiro). "No nosso pedido consta o reajuste salarial da inflação do período (INPC) + 5% de aumento real e piso de R$ 1.300,00, além de outros benefícios. Estamos esperando uma resposta dos patrões. Já os notificamos mais uma vez".

Fagundes diz que a choradeira dos patrões é antiga. "Não podemos esquecer que o álcool está muito valorizado. Por exemplo, nesse mês, o álcool subiu 9% e chegou num valor máximo. Não podem ficar reclamando do setor se estão ganhando também. Precisam valorizar os trabalhadores".

A primeira mesa redonda está marcada para o dia 22 de maio, às 10 horas, na sede do Sindalquim. "Vamos ver o que eles vão nos apresentar de proposta. Precisa ser algo razoável. Ai vámos levá-la ao conhecimento dos trabalhadores", afirma o presidente do Sindalquim.