Usinas Malosso e Moreno fecham acordo coletivo

Outras duas usinas da região fecharam acordo coletivo de salário com o Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias da Fabricação de Álcool, Químicas e Farmacêuticas de São José do Rio Preto e Região (Sindalquim), as empresas Malosso (Itápolis) e Usina Moreno (Monte Aprazível).  Os trabalhadores das duas unidades aceitaram as propostas das empresas. As propostas passam pelas assembléias realizadas nas empresas, nos dias 20 e 21, na Malosso, e nos dias 21 e 22, na Moreno. Agora, só restam para fechar o acordo salarial do álcool/etanol de 2015/2016 as usinas Alcoeste (Fernandópolis) e Vale (Onda Verde).  “Esta negociação está sendo uma das mais duras dos últimos anos. Com apoio dos trabalhadores, o nosso Sindicato conseguiu mudar o raciocínio das empresas. Elas querem tirar benefícios e não dar nenhum reajuste, mas com muito trabalho estamos mantendo as clausulas sociais e conseguindo aumentos significativos”, afirmou o presidente Almir Fagundes. E nesta sexta-feira, Fagundes participou de reunião com diretores da Alcoeste. A empresa radicalizou na proposta. “O Sindicato não concordou com a posta da empresa e tomara medidas cabíveis agora. Todas as empresas ofereceram inflação no piso. Só a Alcoeste que não. Quer ser diferente”.